Aos homens honrados que tiveram seu sigilo violado, e assim são todos eles, todos homens honrados…

  Realmente, são criminosas as violações do sigilo fiscal ou de qualquer outro tipo de sigilo a que têm direito os cidadãos brasileiros. O ministro Mantega, quando afirma que as violações na Receita Federal são muito mais numerosas do que as ora constatadas, faz aumentarem nossas preocupações com essas intrusões criminosas. Nada disso surpreende. O que é surpreendente é o pasmo generalizado da grande mídia diante de um fato notório que ela própria já propalou, no ano passado, com reportagens de TV que mostravam disquetes com a relação dos grandes pagadores de tributos sendo oferecidos e vendidos nas esquinas paulistas. Foi preciso se passar mais de um ano desde lá para a ficha desses órgãos de comunicação cair e eles verem nesse fato, que já lhe valeu matérias, motivo de escândalo, servindo a suas conveniências eleitorais. Escândalo era desde o princípio, mas então sem alguma motivação específica para lhe dar o relevo que agora ganha, favorecendo o candidato Serra.

Tal desfaçatez de alguns órgãos da imprensa também é um escândalo. O escândalo da hipocrisia, do falso moralismo, da manipulação da boa fé dos eleitores incautos, tentando-se com isso criar um fato novo, uma ilação mesmo que indireta com a campanha da candidata Dilma Rousseff, buscando mudar o rumo do ponteiro de suas pesquisas, que só faz mirar para o alto.

Agora, se vamos falar de escândalo, passemos direto ao principal, ao cerne, ao X da questão: àquilo que dá origem e motiva as desconfianças que levam bisbilhoteiros inconseqüentes (ou não) da Receita a fuxicarem as declarações de renda de homens públicos, seus parentes e seus correlatos, partindo da premissa, nem sempre verdadeira, de que onde há fumaça há fogo. Efetivamente escandaloso é, num país em que a corrupção é endêmica e generalizada, homens públicos fazerem beicinho e se permitirem ares de ofendidos quando são postos em situação de desconfiança.

Sugiro a esses homens honrados tratarem de rapidamente dirimir qualquer desconfiança tornando públicas suas declarações de renda e de seus familiares e sua evolução patrimonial, antes, durante e depois dos cargos públicos ocupados.

Passariam, assim, ao largo das inevitáveis conjeturas caluniosas, num Brasil em que figurinhas políticas carimbadas, supostamente vivendo apenas dos salários, “enricam” de um dia para o outro, mudam de bairro, de turma, de status, com o maior despudor e cara de ontem, e passam de burro de carga a pomposo cavalo de raça, dando baforadas ostensivas em charutos importados, arrotando vinhos das melhores cepas, desfilando mulheres-vitrines de joias, canetas Mont Blanc, valises Vuitton e quando mais grifes maior o descaramento daqueles que sabem que, de tanto ser roubado, o povo brasileiro até já se acostumou à triste sina, dando à tragédia tratamento de predestinação.

 

Sobre Hildegard Angel

JOURNALIST
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

16 respostas a Aos homens honrados que tiveram seu sigilo violado, e assim são todos eles, todos homens honrados…

  1. graça de oliveira santos diz:

    Perfeito!!!!!

  2. Armando Vieira diz:

    A colunista continua mais governista do que nunca. Chapa branca, melhor dizendo. Como deixei de assinar o finado JB há dez anos em razão da parcialidade da coluna, agora deixarei de lê-la. Com a máxima venia, há que se ter isenção.

  3. maria edna arcoverde cals diz:

    ratificando o q disseram:
    “PERFEITO”!!!!!

    afinal…é um BLOG c/OPINIÃO!!!
    se não quer vê…pq vem lê????

  4. Paulo Samuel diz:

    Perfeito!

  5. Armando Vieira diz:

    Concordo com a leitora Maria Edna Arcoverde, mas o que sugiro é que haja isenção no blog. Sem isenção, perde em credibilidade. E o leitor sabe o que quer.

  6. Paulo Samuel diz:

    Perfeito o artigo.

  7. Alder Oliveira e Silva diz:

    Hilde, para corrobar com seus argumentos sobre a forma como a nossa imprensa vem se comportando em relação ao governo Lula, transcrevo parte de um entrevista do escritor e novelista Mario Prata:
    “A imprensa brasileira está podre. Os grandes jornais, as coisas que são consideradas grande imprensa no Brasil como Folha de S. Paulo, Globo, Estadão, Jornal Nacional, Veja, para mim são piadas. Todos esses que eu citei tem ódio do Lula, é um ódio doentio, é uma coisa que me dá medo. Outro dia peguei o Estadão e tinha oito chamadas na capa falando mal do governo, algumas de coisas que ocorreram há sete anos. Meu filho casou-se agora com uma repórter da editoria de política do Estadão, e o Serra ligou pra ela antes do casamento. ‘ (nome da repórter), eu soube que você vai se casar, mas você não vai ter lua de mel, né? Você não pode ter lua de mel agora’. Por aí você vê como Serra está dentro do jornal.”

  8. Tereza diz:

    Perfeito e coerente seu texto. Essa mídia golpista,pensa que acreditamos em tudo que se fala . Foi-se o tempo que D.Globo, era formadora de opinião. Hoje,ainda, sobrevive com um bom ibope, pq não tem concorrentes com uma boa grade de atrações. Assim mesmo,ela teve que popularizar suas atrações.

  9. Mariana diz:

    Ela não tem que ter isenção nenhuma, o blog é feito pra colocar opniões pessoais mesmo.

Deixe um comentário